3R Brasil Tecnologia Ambiental

PGR/GRO 3R BigData com Sharepoint e Dashboard

08.05.20 07:52 PM By Roger
O Programa de Gerenciamento de Risco (PGR) define ações para Gestão de Risco Ocupacional (GRO):


A) Gerenciamento (PGR): Inventário/Matriz/Plano:


a.1 Inventário de Risco: levantar todos os riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes considerando o perigo e os riscos relacionados. Como metodologia não superando 7 riscos por perigo, se abordagem continuo num ciclo PDCA.


a.2 Matriz de Risco: Considera diversas variáveis para a classificação os riscos em função de frequência, severidade, probabilidade para quantificação do grau de risco: considerando variáveis de SST como ambientes e qualidade de pessoas expostas, limites de tolerância, contaminação pelo ar, limpreza/descontaminação das superfícies, FISQP de substancias químicas, fatores ergonômicos, causas e efeitos de atividades com riscos de acidentes, incluindo situações de emergências. Definindo quais as prioridades e ações para o plano de ação.

Elaborar tendo como referência documentos anteriores da empresa como mapas de riscos, mapas de riscos orgânicos como APR(s) e a matriz de riscos atualizada como base a ISO 31000.

Mensuração (analise qualitativa e quantitativa).


a.3 Plano: trata do plano de ação para tratar e mitigar os riscos mais relevantes, dentre prioridades de saúde, segurança e bem estar dos colaboradores da empresa dentro da política e estratégias de gestão do GRO.


B) Gestão (GRO) - Considera Políticas, Estratégias, Decisões, Responsabilidades, Programas, Medições Ocupacionais, Execuções e a Eficiência do plano.


A gestão do risco ocupacional tem como principal objetivos a eficiência e as garantias técnicas e legais como estratégia e políticas da empresa, devendo envolver a diretoria da empresa. Envolve assuntos estratégicos e decisões a longo prazo.


Governança Corporativa, Gestão de Riscos e Controles Internos.


Importância da interação entre colaboradores e equipes para gestão dos riscos ocupacionais envolvendo questões de higiene ocupacional, ergonomia, custos de Instalações, seguros, ativos, além de adicionais, multas e tributos trabalhistas e previdenciários.


C. Ciclo do PDCA (A e B):


• Identificação do risco

• Análise qualitativa

• Análise quantitativa

• Análise FMEA ou APR

• Severidade e Classificação

• Planos de Ação

• Indicadores de desempenho e eficiência

• Ocorrências

• Prevenções e proteções

• Controles operacionais


Governança Corporativa, Gestão de Riscos e Controles Internos


Diferencial: nosso diferencial é agregar inovação, tecnologia e consultoria especializada para resolver problemas de negócios de nossos clientes e parceiros de forma simples e rápida.


Roger